Manual do Locatário

CenárioHomemMulher

Aprovação do Cadastro

O Cliente Locatário receberá os cadastros de clientes interessados.

No caso de garantia mediante fiança, os critérios de aprovação dos cadastros são:

Dos LOCATÁRIOS E FIADORES (Pessoa Física): Documentos de identidade e CPF, Rendimento mensal, (igual ou superior a três vezes o valor do aluguel), certidão de estado civil, comprovante de residência;e Apresentação pelos fiadores de registros atualizados de imóveis quitados na grande Florianópolis (SC), o valor do imóvel 24x o valor do aluguel.

Caso os fiadores residirem em outro Município ou Estado, a análise será mais criteriosa e serão aceitos apenas pessoas físicas como fiadores.

Dos Locatários (Pessoa Jurídica): Contrato social com todas as alterações ou a ultima alteração consolidada; Estatuto Social e a ata de eleição dos representantes ou a Ficha Individual é solicitada; Cartão de CNPJ; documento de identidade e CPF dos sócios; Balancete dos últimos três meses; balanço patrimonial do ultimo exercício. Outra exigência é que o nome do locatário precisa estar fora das listas de órgãos de proteção ao crédito.

O prazo de reserva do imóvel para esse tipo de garantia é de 48 (quarenta e oito) horas, isso para o levantamento dos documentos solicitados.

No caso de garantia com Hipoteca (caução de imóvel)

Nesta modalidade, tanto o Cliente Locatário como um outro terceiro, poderão ser os garantidores da locação, desde que apresentem 01 (um) registro atualizado de imóvel em seu nome, e que o valor do mesmo seja igual ou superior a 24 (vinte e quatro) acrescidos dos encargos (todos os documentos, deverão ser atualizados). O prazo da reserva permanece de 48 (quarenta e oito) horas para a entrega dos cadastros.

No caso de garantia com Carta Fiança ​Bancária

Deve conter o valor correspondente a uma média de 20 (vinte) vezes o aluguel acrescido dos encargos. Esta garantia deve ser apresentada antes da confecção do contrato para aprovação. O prazo da reserva permanece de 48 (quarenta e oito) horas para a entrega dos cadastros.

No caso de garantia com Seguro Fiança

O Cliente Locatário remeterá todos os documentos solicitados à corretora de seguros; O valor obtido da soma de aluguel acrescidos dos encargos será a base para aprovação junto à seguradora; A aprovação e o recibo de pagamento do seguro serão encaminhados ao nosso estabelecimento comercial.

O valor do seguro poderá ser parcelado em 12 (doze) vezes, sendo cobrado mensalmente no boleto bancário junto com o aluguel, ou em parcela única, ambas terão pagamento antecipado; O prazo da reserva permanece de 48 (quarenta e oito) horas para a entrega dos cadastros; O prazo de análise na Seguradora é de até 5 (cinco) dias úteis.

No caso de garantia com Título de capitalização

O valor correspondente ao Título de Capitalização é uma média de 20 (vinte) vezes o aluguel mais encargos; Será feito através de uma corretora de seguros indicada pela Giacomelli Imóveis. As normas para o título de capitalização, deverão ser consultadas com a corretora de seguros. O prazo da reserva permanece de 48 (quarenta e oito) horas para a entrega dos cadastros.

CenárioContrato

Contrato de Locação

  • Imóveis Residenciais

    Prazo de 30 (trinta) meses, podendo ser pactuado em cláusula contratual a desocupação depois de cumpridos 12 (doze) meses.

  • Imóveis Não Residenciais
    (comerciais)

    Prazo de locação negociável, sendo geralmente de 12 (doze) meses.

Obs.: a viabilidade do ramo comercial deverá ser solicitada junto às prefeituras municipais pelo cliente interessado, assumindo os riscos quando for negada.

Aluguéis

O aluguel será pago através de boleto bancário. Caso o Locatário não receba o boleto em até 2 (dois) dias antes da data de pagamento, deverá solicitar a 2ª via através do canal “Minha Giacomelli”, por e­mail boleto@giacomelli.com.br ou comparecer na empresa para retirá­lo. Com 10 (dez) dias de atraso no pagamento, a cobrança é enviada ao setor jurídico da Giacomelli. A multa pelo atraso é de 10% mais juros de 1% ao mês. Os honorários advocatícios serão de 10% extrajudicialmente e 20% judicialmente. A cobrança e os honorários serão dos escritórios de advocacia terceirizados, e não do Setor Jurídico da Giacomelli Imóveis

Encargos Assumidos

Além do aluguel, o Cliente Locatário assumirá o pagamento do IPTU, água, esgoto, luz, SPU, condomínio (quando for o caso) e seguro tanto de incêndio e vendaval como de conteúdo. O pagamento do seguro anual obrigatório contra incêndio e vendaval poderá ser parcelado.

Imposto de Renda

Havendo retenção de IR, a mesma será deduzida do valor do aluguel já no boleto bancário e deverá ser recolhida pelo locatário através de DARF, devendo o mesmo apresentar mensalmente a guia paga (quando solicitada). Em janeiro de cada ano, o locatário terá que entregar obrigatoriamente a DIRF devidamente assinada.

Entrega dos Contratos

O contrato de locação é entregue geralmente em 3 (três) vias.

Cliente Locatário e os garantidores devem rubricar todas as páginas das 3 (três) vias, assinando e reconhecendo as firmas em cartório, na última página. O tempo de devolução do contrato não modifica a data de início da locação, já impressa nos contratos. O comparecimento dos garantidores (fiador, caucionante) ao nosso estabelecimento não é necessário para assinatura dos contratos, porém é obrigatório para o reconhecimento das firmas em cartório. Juntamente com o contrato, é entregue o laudo de vistoria inicial geralmente em 3 (três) vias. O Cliente Locatário deve rubricar as páginas de todas elas, assinando a última. Não há necessidade do reconhecimento das firmas no laudo de vistoria. Os contratos, com as firmas reconhecidas, e laudos de vistoria devidamente assinados deverão ser entregues na Giacomelli para o recebimento das chaves.

Além do contrato de locação, será feito também procurações, que o novo Locatário, dará poderes a Giacomelli Imóveis, para transferir para o seu nome, as contas de ÁGUA E LUZ, junto aos órgãos competentes. Todos os documentos deverão ser autenticados em cartório e as procurações reconhecidas as assinaturas. Caso a energia elétrica e a água, estejam desligadas, o locatário deverá fazer o pedido de ligação diretamente aos órgãos competentes, levando seus documentos e o contrato de locação assinado por todos os envolvidos.

Entrega das chaves e vistoria

O aluguel será cobrado a partir do dia indicado no contrato. Caso esse dia não seja o 1º de cada mês, o Cliente Locatário pagará, no vencimento, os dias proporcionais calculados (ex.: início dia 10 – dias a pagar = 21 dias). Recomendamos ao Cliente Locatário a troca de segredo das chaves. O Cliente Locatário, após a entrega das chaves, terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para relatar qualquer discordância com o Termo de Vistoria do Imóvel. O Cliente Locatário se obriga a providenciar junto às concessionárias de serviços públicos, dentro de no máximo 30 (trinta) dias, a transferência para o seu nome das cotas de consumo de água, esgoto e luz. Na falta de luz ou de água, o Cliente Locatário deverá comunicar à Giacomelli.

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Rescisão ou Distrato

Rescisão: Para rescisões antes da data término do contrato haverá multa proporcional ao tempo restante. Nas locações por prazo indeterminado deverá ser dado aviso de desocupação de 30 dias, por escrito. Observações: Nas locações residenciais, o cliente locatário que for transferido pelo seu empregador estará isento da multa contratual, devendo apenas comunicar sua saída com 30 dias de antecedência e apresentar o pedido de transferência da empresa. O imóvel será recebido após a vistoria e certificação de que se encontra no mesmo estado em que foi entregue. Caso contrário, o aluguel continuará sendo cobrado até que resolvidas as desconformidades. Para concretizar a rescisão, o Cliente Locatário deverá apresentar a quitação de todos os encargos assumidos contratualmente.

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