Manual do Locatário

CenárioHomemMulher

Aprovação do Cadastro

No caso de Garantia Seguro Fiança, os critérios de aprovação são:

O seguro fiança é uma opção de garantia para quem deseja alugar um imóvel, mas não possui um fiador. Poderá ser feito com a Seguradora Porto Seguro, através de uma corretora de seguros indicada pela Giacomelli. O valor do seguro, depende das despesas mencionadas e do cadastro do Locatário. O valor cobrado é pago pelo Locatário e poderá ser parcelado em 12 (doze) vezes, sendo cobrado mensalmente no boleto bancário junto com o aluguel, ou em parcela única. A aprovação desse cadastro é feita pela Seguradora, os documentos necessários vão depender do tipo de imóvel e da profissão do cliente.

Quaisquer dúvidas sobre o seguro fiança da Porto Seguro, consulte o site: http://www.giaco.me/lli/portoseguro

No caso de Garantia CredPago, os critérios de aprovação são:

Nesta modalidade de garantia, o Locatário aluga um imóvel utilizando o cartão de crédito. A CredPago facilita o processo de locação de imóveis, porque elimina toda a burocracia permitindo a locação por meio do cartão de crédito. A análise do cadastro é feita pela própria CredPago e pode ser concluída em até 15 minutos. A CredPago atua de forma 100% online, simplificando e agilizando a locação de um imóvel. É sem burocracia, sem comprovação de renda e sem demora. A taxa cobrada pela CredPago será de 8% sobre a soma do valor informado (soma das despesas de Aluguel, Condominio e IPTU/Taxa de Lixo), cobrada mensalmente no cartão de crédito do Locatário, até a desocupação do imóvel. Segue link com a documentação e informações necessárias: http://www.giaco.me/lli/credpago

No caso de Garantia Fiador, os critérios de aprovação são:

A fiança é uma modalidade de garantia, na qual uma ou mais pessoas (física ou jurídica) garantem que, caso o Locatário não cumpra com as obrigações do contrato de locação, elas serão responsáveis pelos seus débitos, dando maior segurança à relação contratual. Segue link com a documentação e informações necessárias: http://www.giaco.me/lli/fiadores

No caso de Garantia Caução de Imóvel, os critérios de aprovação são:

A Caução de imóvel é forma de garantia de um ou mais imóveis apresentados pelo caucionante em garantia ao cumprimento do contrato de locação firmado pelas partes proprietário e Locatário. O imóvel caucionado ficará diretamente vinculado as obrigações assumidas no contrato de locação. Nesta modalidade, tanto o Locatário como um outro terceiro, poderão ser os garantidores da locação, desde que apresentem um registro atualizado de imóvel em seu nome, e que o valor do mesmo seja igual ou superior a 24 (vinte e quatro) vezes o valor do aluguel e encargos. Na garantia por caução imobiliária o contrato é levado ao registro de imóveis para ser averbada na matrícula imobiliária do imóvel dado em garantia. Segue link com a documentação e informações necessárias: http://www.giaco.me/lli/caucaodeimovel

No caso de Garantia Titulo de Capitalização, os critérios de aprovação são:

É um Título de Capitalização de pagamento único que garante, ao Locatário, a locação do imóvel desejado sem a necessidade de apresentar fiador. O valor correspondente ao Título de Capitalização é uma média de 12 vezes o valor do aluguel e encargos. É feito com a Sulamérica, através de uma corretora de seguros indicada pela Giacomelli, e o valor cobrado é pago pelo Locatário. Segue link com a documentação necessária: http://www.giaco.me/lli/titulodecapitalizacao

CenárioContrato

Contrato de Locação

  • Imóveis Residenciais

    Prazo de 30 (trinta) meses, podendo ser pactuado em cláusula contratual a desocupação depois de cumpridos 12 (doze) meses.

  • Imóveis Não Residenciais
    (comerciais)

    Prazo de locação negociável, sendo geralmente de 12 (doze) meses.

Obs.: a viabilidade do ramo comercial deverá ser solicitada junto às prefeituras municipais pelo cliente interessado, assumindo os riscos quando for negada.

Aluguéis

O aluguel será pago através de boleto bancário. Caso o Locatário não receba o boleto em até 2 (dois) dias antes da data de pagamento, deverá solicitar a 2ª via através do canal “Minha Giacomelli”, por e­mail [email protected] ou comparecer na empresa para retirá­lo. Com 10 (dez) dias de atraso no pagamento, a cobrança é enviada ao setor jurídico da Giacomelli. A multa pelo atraso é de 10% mais juros de 1% ao mês. Os honorários advocatícios serão de 10% extrajudicialmente e 20% judicialmente. A cobrança e os honorários serão dos escritórios de advocacia terceirizados, e não do Setor Jurídico da Giacomelli Imóveis

Encargos Assumidos

Além do aluguel, o Cliente Locatário assumirá o pagamento do IPTU, água, esgoto, luz, SPU, condomínio (quando for o caso) e seguro tanto de incêndio e vendaval como de conteúdo. O pagamento do seguro anual obrigatório contra incêndio e vendaval poderá ser parcelado.

Imposto de Renda

Havendo retenção de IR, a mesma será deduzida do valor do aluguel já no boleto bancário e deverá ser recolhida pelo locatário através de DARF, devendo o mesmo apresentar mensalmente a guia paga (quando solicitada). Em janeiro de cada ano, o locatário terá que entregar obrigatoriamente a DIRF devidamente assinada.

Entrega dos Contratos

O contrato de locação é entregue geralmente em 3 (três) vias.

Cliente Locatário e os garantidores devem rubricar todas as páginas, assinando e reconhecendo as firmas em cartório, na última página. O tempo de devolução do contrato não modifica a data de início da locação, já impressa nos contratos. O comparecimento dos garantidores (fiador, caucionante) ao nosso estabelecimento não é necessário para assinatura dos contratos, porém é obrigatório para o reconhecimento das firmas em cartório.

Juntamente com o contrato é enviado o Laudo de Vistoria Inicial, através do sistema de assinatura eletrônica DocSign, rubricado e assinado pelas partes apenas em modo eletrônico. As chaves serão entregues após o recebimento dos contratos com reconhecimento de firma e da conclusão do processo de assinatura eletrônica da vistoria. Segue link do tutorial, para você entender melhor a assinatura eletrônica (https://sites.google.com/giacomelli.com.br/vistoriaeletronica/).

Além do contrato de locação, será feito também procurações, que o novo Locatário, dará poderes a Giacomelli Imóveis, para transferir para o seu nome, as contas de ÁGUA E LUZ, junto aos órgãos competentes. Todos os documentos deverão ser autenticados em cartório e as procurações reconhecidas as assinaturas. Caso a energia elétrica e a água, estejam desligadas, o locatário deverá fazer o pedido de ligação diretamente aos órgãos competentes, levando seus documentos e o contrato de locação assinado por todos os envolvidos

Entrega das chaves e vistoria

O aluguel será cobrado a partir do dia indicado no contrato. Caso esse dia não seja o 1º de cada mês, o Cliente Locatário pagará, no vencimento, os dias proporcionais calculados (ex.: início dia 10 – dias a pagar = 21 dias). Recomendamos ao Cliente Locatário a troca de segredo das chaves. O Cliente Locatário, após a entrega das chaves, terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para relatar qualquer discordância com o Termo de Vistoria do Imóvel. O Cliente Locatário se obriga a providenciar junto às concessionárias de serviços públicos, dentro de no máximo 30 (trinta) dias, a transferência para o seu nome das cotas de consumo de água, esgoto e luz. Na falta de luz ou de água, o Cliente Locatário deverá comunicar à Giacomelli.

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Rescisão ou Distrato

Para rescisões antes da data término do contrato haverá multa proporcional ao tempo restante. Nas locações por prazo indeterminado deverá ser dado aviso de desocupação de 30 dias, por escrito. O imóvel será recebido após a vistoria e certificação de que se encontra no mesmo estado em que foi entregue, ressalvadas as negociações firmadas entre as partes. Caso contrário, o aluguel continuará sendo cobrado até que resolvidas as desconformidades. Para concretizar a rescisão, o Cliente Locatário deverá apresentar a quitação de todos os encargos assumidos contratualmente.

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